

Roberto Francisco
Nascido e criado na Moóca, filho de família italiana, sempre estudou até a Faculdade em escolas públicas. Formou-se com especialização em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Paralelamente cursou História da Arte pela Fundação Bienal de São Paulo e curso de Viola Spollin de Improvisação para o Teatro. Fez curso de dramaturgia com Chico de Assis, a origem ao Sexo, Sacerdócio e Sangue. Atualmente dedica-se a escrever contos e peças teatrais e leciona em escola pública do Governo do Estado.
Iniciou-se profissionalmente em 1969 e entre os principais trabalhos destaca-se O BALCÃO com direção de Vitor Garcia, A VIAGEM com direção de Celso Nunes (ambas produzidas por Ruth Escobar). Com Antunes Filho participou de MACUNAÍMA e O ETERNO RETORNO (duas peças de Nelson Rodrigues - Álbum de Família e Toda Nudez Será Castigada) com as quais participou de festivais na Europa.
Criou o Grupo Alcázar de teatro produzindo entre outros AS AVES DA NOITE de Hilda Hilst e a primeira montagem para crianças de um clássico de Shakespeare, SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO.
Trabalhou com Carlos Meceni no Teatro de Arena com o qual volta a trabalhar agora.
Possui dois prêmios de Literatura por contos ("Por que Rubins" e "A Vingança de Rita") e dois prêmios em dramaturgia ("A Última Queda de Jesus" e "Sexo, Sacerdócio e Sangue").